No último último sábado, dia 29 de Agosto de 2020, participei de uma live convidado pelo Danilo Santos junto a ele e ao Jorge Camargo. Ambos profissionais da Service Desk Brasil que atua essencialmente com projetos de Service Desk usando GLPI e tem promovido diversas lives sobre o assunto nos últimos meses.
A ideia do encontro era conversarmos sobre a comunidade brasileira e sua relevância no cenário mundial e percepção da equipe responsável pelo desenvolvimento do GLPI (a Teclib’), como esta comunidade se organiza e tem se organizado, como ela pode se tornar ainda mais relevante e efetiva, bem como falar sobre minha jornada com o sistema, dificuldades enfrentadas, motivações para manter este e outros canais ativos e constantemente relacionados – quase dedicado – ao maior, mais usado e melhor software de Gerenciamento de Serviços do mundo em se tratando de Software Livre.
Foram mais de 2 horas de bate-papo e, entre idas e vindas, acredito termos conseguido expressar a nossa gratidão pelo projeto, pela equipe dedicada ao constante desenvolvimento do GLPI, falamos sobre as dificuldades encontradas por praticamente todos que iniciam sua jornada com o sistema e, também, abordamos dicas que gostaríamos de ter tido quando começamos.
Sobre a Comunidade Brasileira de GLPI
O GLPI passou a fazer parte do trabalho da equipe de desenvolvimento da Teclib’ que percebeu no Brasil um movimento bastante considerável de adoção e parceiros.
Se você, por exemplo, acessar a página de Telemetria do GLPI e filtrar por país, encontrará pelo menos 448 resultados de empresas que reportaram estar utilizando a ferramenta para atender centenas de milhares de usuários e ativos. É um número considerável de pessoas que se cadastraram como usuários do GLPI. Eu posso dizer com toda certeza que esse número seria, pelo menos, 20 a 30 vezes maior caso todos que usam a ferramenta reportassem. E este número não apenas um palpite. Ao acessar os gráficos de telemetria, é possível encontrar pouco mais de 12.000 instalações do GLPI que usam o idioma Português Brasileiro “perdendo” apenas para o Francês com mais de 18.000 instalações e seguido de perto pelo Inglês Britânico com pouco mais de 9.000 instalações.
Ou seja, o mercado brasileiro para o GLPI é forte e sim valorizado por quem desenvolve o sistema. Posso garantir que a Teclib’ está de olho em cada comentário, post, discussão, debate ou ideia que produzimos por aqui.
E é justamente por isso que a ideia de união dentro da comunidade brasileira de Software Livre, mais especificamente GLPI, deve falar mais alto. Contribuir com o projeto em forma de trabalho, testes, report de bugs ou até com dinheiro ajuda, e muito, o projeto a se manter vivo.
A comunidade brasileira é ativa, variada, presente em várias frentes e disponível aos mais variados níveis de conhecimento.
Acredite, qualquer conteúdo gerado ou pessoa ajudada é de extrema importância para a comunidade. Não subestime sua capacidade de mudar o futuro na carreira de alguém com o “pouco que você sabe”
- Fórum Oficial GLPI Brasil pela Teclib’
- GLPI Brasil no Facebook
- GLPI Brasil no Telegram
- GLPI Brasil no Google Groups
- GLPI Brasil no Reddit
- GLPI Brasil no WhatsApp
Quem tiver mais links deixa nos comentários que eu adiciono aqui.
O GLPI e seus canais
A Teclib’, empresa responsável pelo desenvolvimento oficial do GLPI, investiu pesado em conteúdo, material e qualidade de acesso aos seus canais oficiais.
Ao entrar no site do Projeto do GLPI já é possível encontrar o site inteiramente em português. Os links que levam aos manuais e recursos deram saltos incrivelmente positivos. Você consegue encontrar um manual de extrema qualidade para rodar o seu GLPI sem dores de cabeça, apenas seguindo os manuais. Coisa que não existia antes de a empresa assumir as rédeas do sistema.
Eu quero deixar aqui links importantes e oficiais para que todos possam testemunhar a veracidade do que estou falando.
- Site do projeto https://glpi-project.org/pt-br/
- Github do Projeto https://github.com/glpi-project/glpi (este canal funciona lindamente!)
- Recursos da Comunidade e como contribuir com o projeto: https://glpi-project.org/pt-br/community/
- Reportar um erro: http://forum.glpi-project.org/viewforum.php?id=22
- Sugerir melhorias: http://glpi.userecho.com/
- Enviar um plugin: http://plugins.glpi-project.org/#/submit
- Ajudar na tradução do sistema e/ou plugins: https://www.transifex.com/glpi/GLPI/
Apoio Financeiro ao Projeto GLPI
O que poucos sabem é que o projeto conta com uma campanha de arrecadação de recursos para manter o projeto, um serviço de nuvem de GLPI como um Serviço e também uma assinatura de suporte oficial chamada GLPI-Network.
❤ Você gostaria de ajudar o blog de alguma forma? ❤
Há duas maneiras de contribuir financeiramente com o projeto do GLPI.
- Open Collective
- No Open Collective você tem mais opções de valores e conta até com uma opção de doação mensal, caso tenha interesse.
- Precisa criar uma conta
- É possível contribuir anonimamente
- É possível contribuir em nome da sua empresa
- Não usa métodos de pagamento intermediários (PayPal, Picpay…)
- Ko-fi
- Não precisa cadastrar conta para contribuir
- Usa Paypal para pagamento.
Futuro do Projeto GLPI
O GLPI teve marcos históricos na versão que mudou e modernizou totalmente sua interface e foi a primeira já com a Teclib’ como responsável pelo desenvolvimento e adição do projeto ao Github.
Neste ano de 2020 a versão 9.5, lançada em Julho e já atualizada com correções importantes, já está fazendo história e prometendo voos ainda mais altos para o projeto.
Funções importantes como:
- Uma Marketplace que facilita a instalação de plugins e adiciona uma camada de possibilidades até de explorar opções comerciais no modelo da GLPI Network.
- Dashboards bem claros e fáceis de entender para acompanhar a operação diária da equipe de Serviços
- Modelos de Acompanhamentos
- Modelos de Mudanças e Problemas
- Visualização Kanban para Projetos
- Melhorias importantes na experiência de uso
São mudanças que já eram solicitações recorrentes da comunidade e que vieram na 9.5. Sinal de que a equipe está sempre atenta às necessidades da comunidade e trabalhando para atender a todos mantendo o core do sistema íntegro e útil.
❤ Você gostaria de ajudar o blog de alguma forma? ❤
O software é e permanecerá mantido como software livre para a comunidade com opções de contratações adicionais de suporte ou hospedagem do serviço na nuvem.
E para finalizar, deixo a íntegra da Live aqui abaixo para quem não teve oportunidade de assistir e gostaria de fazê-lo.
Deixe um comentário