Está começando no GLPI? Quer saber por onde começar essa coisa toda?
Vamos lá.
O fluxo de processos ou fluxo de trabalho
Em primeiro lugar, a equipe já entende a necessidade de se organizar um fluxo de trabalho dentro do ambiente de TI? Costumo dizer que o GLPI é apenas uma ferramenta auxiliadora em um projeto de padronização de fluxo de processos de uma equipe de TI. Dá quase para comparar o GLPI ao Microsoft Project, Gantter, Primavera, no Gerenciamento de Projetos. Ou seja, ferramentas existem diversas, pagas, grátis, freemium, trial, mas nenhuma delas vai fazer o trabalho para você. Apenas auxiliará na automatização de um fluxo de processos a ser adotado pela equipe.
A um tempo atrás escrevi sobre isso nesses posts aqui:
Parte 1 — Ambiente de Help Desk ideal
Parte 2 — Necessidade de um sistema de Help Desk
Parte 3 — A escolha do software
Parte 4 — O novo fluxo do atendimento
Parte 5 — Homologação e Treinamento
Informações técnicas
O GLPI é um sistema baseado em um servidor Web com PHP, Apache e MySQL instalados. Não há restrição quanto a sistema operacional Linux ou Windows, pois existem aplicações para ambos.
No caso de se utilizar o Linux, apenas será necessária a instalação do que chamamos de LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) através dos comandos de cada distribuição. Ex.: Ubuntu — apt-get install apache2 | apt-get install mysql-server | apt-get install php5
No caso de se utilizar Windows, indico a instalação do XAMPP para que as aplicações necessárias funcionem corretamente.
Extensões dos serviços
O GLPI tem integrações interessantes com serviços de e-mail, notificações, exibição de imagens, AD, LDAP. Mas para que essas integrações funcionem, é necessário que se instalem algumas extensões as aplicação do PHP. As principais são as seguintes:
- php5-imap — Sistema de e-mails
- php5-gd — Exibição de algumas imagens dos relatórios
- php5-ldap — Integração com AD ou LDAP
Primeiras configurações
Depois de instalado é que vem a parte grossa da coisa. Configurar o sistema para uso diário. Falei também sobre isso em um post anterior que o amigo Murilo Boteon postou em outra ocasião. Veja aqui
Suporte técnico e auxílios
Hoje o sistema conta com suporte através de comunidades e também pelo TecLIB ou parceiros (pago). Mas as comunidades e principais pontos de comunicação, suporte, informação estão em outro post antigo meu. Vide aqui.
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