Sou novo no GLPI — O que preciso saber?

Está começando no GLPI? Quer saber por onde começar essa coisa toda?

Vamos lá.

O fluxo de processos ou fluxo de trabalho

Em primeiro lugar, a equipe já entende a necessidade de se organizar um fluxo de trabalho dentro do ambiente de TI? Costumo dizer que o GLPI é apenas uma ferramenta auxiliadora em um projeto de padronização de fluxo de processos de uma equipe de TI. Dá quase para comparar o GLPI ao Microsoft Project, Gantter, Primavera, no Gerenciamento de Projetos. Ou seja, ferramentas existem diversas, pagas, grátis, freemium, trial, mas nenhuma delas vai fazer o trabalho para você. Apenas auxiliará na automatização de um fluxo de processos a ser adotado pela equipe.

A um tempo atrás escrevi sobre isso nesses posts aqui:

Parte 1 — Ambiente de Help Desk ideal

Parte 2 — Necessidade de um sistema de Help Desk

Parte 3 — A escolha do software

Parte 4 — O novo fluxo do atendimento

Parte 5 — Homologação e Treinamento

Informações técnicas

O GLPI é um sistema baseado em um servidor Web com PHP, Apache e MySQL instalados. Não há restrição quanto a sistema operacional Linux ou Windows, pois existem aplicações para ambos.

No caso de se utilizar o Linux, apenas será necessária a instalação do que chamamos de LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) através dos comandos de cada distribuição. Ex.: Ubuntu — apt-get install apache2 | apt-get install mysql-server | apt-get install php5

No caso de se utilizar Windows, indico a instalação do XAMPP para que as aplicações necessárias funcionem corretamente.

XAMPP

Extensões dos serviços

O GLPI tem integrações interessantes com serviços de e-mail, notificações, exibição de imagens, AD, LDAP. Mas para que essas integrações funcionem, é necessário que se instalem algumas extensões as aplicação do PHP. As principais são as seguintes:

  • php5-imap — Sistema de e-mails
  • php5-gd — Exibição de algumas imagens dos relatórios
  • php5-ldap — Integração com AD ou LDAP

Primeiras configurações

Depois de instalado é que vem a parte grossa da coisa. Configurar o sistema para uso diário. Falei também sobre isso em um post anterior que o amigo Murilo Boteon postou em outra ocasião. Veja aqui

Suporte técnico e auxílios

Hoje o sistema conta com suporte através de comunidades e também pelo TecLIB ou parceiros (pago). Mas as comunidades e principais pontos de comunicação, suporte, informação estão em outro post antigo meu. Vide aqui.

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