O amigo Murilo Boteon do blog Carreira em Foco criou um artigo muito bom que complementa em maestria a minha série de posts sobre a implantação de um sistema de Help Desk que está entrando na reta final.
Esse artigo dá uma boa atenção aos parâmetros a serem configurados no GLPI assim que o mesmo estiver instalado.
Configurações Básicas GLPI
Como prometido no ultimo post, estou postando hoje um pequeno tutorial das configurações básicas do GLPI. Lembrando que para realizar essas configurações tivemos que buscar conhecimento em diversos meios, o que nos custou um bom tempo. Por isso resolvi fazer o tutorial para ajudar os iniciantes, que, assim como eu, estão iniciando no GLPI…
Criação de grupos
Home > Administração > Grupos
Figura 01
Configuração do grupo criado Suporte Sistemas. Os demais grupos estão parametrizados da mesma maneira.
Figura 02
Criação de usuários (atendentes)
Home > Administração > Usuários
Cadastro de atendentes. Repare na figura 03 que associei o atendente criado ao grupo Suporte Sistemas. De acordo com os grupos criados anteriormente, associei os atendentes que respondem pelos serviços de sistemas para o grupo Suporte Sistemas, os atendentes que respondem para os serviços de desenvolvimento para o grupo Suporte Desenvolvimento e os atendentes que respondem para os serviços de suporte técnico para o grupo Suporte Técnico.
Figura 03
Categorias de chamados
Home > Configurar > Dropdowns > Categorias de chamados
Aqui foi onde consegui cadastrar os meus serviços prestados por ambos os grupos. Repare na figura 05 que associei o serviço “Logix” para o grupo Suporte Sistemas, ou seja, todos os chamados abertos para o serviço “Logix” serão encaminhados aos atendentes que estiverem no grupo Suporte Sistemas.
Figura 04
Figura 05
Regras
Home > Administração > Regras > Regras de negócios para chamados
A parte de regras foi necessária à configuração para dar certo a parte das notificações, a qual irei apresentar na sequência. Como podemos ver na figura 08, na parte onde definimos o Critério, foram cadastrados todos os serviços ou categorias (não sei bem como definir isso) que são pertinentes ao grupo Suporte Sistemas. Na parte onde definimos a Ação definimos para que sempre que um chamado for aberto com esses serviços (ou categoria) imediatamente será atribuído para o grupo Suporte Sistemas.
Figura 06
Figura 07
Notificações
Home > Configurar > Notificações > Notificações
Nome: New Ticket
Na parte das notificações configuramos o GLPI para disparar uma notificação assim que um novo chamado for aberto. Repare na figura 08 na parte dos “Destinatários”, que adicionamos “Requerentes”, “Grupo responsável pelo chamado” e “Grupo responsável pelo hardware”, fazendo com que seja disparada uma notificação de abertura de chamado para o próprio usuário que abriu o chamado e para os atendentes que estiverem no grupo para qual o chamado foi associado.
Figura 08
A maior fonte de pesquisa que utilizamos para aprender a configurar o GLPI foi o grupo GLPI Brasil, do Google Groups
Escrito por Murilo Boteon
Artigo Original http://carreiraemfoco.wordpress.com/2013/05/27/configuracoes-basicas-glpi/
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