Como integrar o Zabbix com o GLPI para gestão de problemas

🗣️Testado no Zabbix 6.0 LTS e GLPI 10.0.2

O Zabbix é um software de monitoramento e gestão de eventos utilizado mundialmente e é, de longe, uma das ferramentas mais conhecidas, e também mais temidas, na comunidade de infraestrutura.

O GLPI, um dos maiores produtos de gestão de serviços e parques de ativos já inventados.

Fazer a ligação entre esses dois é uma constante pergunta em todos os fóruns, comunidades, grupos de discussão e reuniões comerciais.

Fato é que ao juntar dois softwares livres, não existe uma linha limitadora muito clara. Tudo depende do tempo e conhecimento disponíveis para se expor ao estudo dessas integrações. Inclusive é algo que fazemos com muita frequência aqui na Servicedesk Brasil. Integrar as mais distintas soluções ao GLPI.

Neste caso, quem disponibilizou a integração foi a Zabbix em seu repositório oficial de integrações.

😎 O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você vai precisar, antes de tudo, de algumas configurações no GLPI para, só então partir para o Zabbix.

No GLPI:

Ativar a API do GLPI e dar permissão ao seu Zabbix para acessar essa API — veja o vídeo abaixo

Criar um perfil para o usuário do Zabbix

Criar um usuário para o Zabbix

Capturar informações do GLPI

  • API Token do Usuário — Não pegar Token Pessoal
  • URL do GLPI — SEM o trecho de APIREST.php

[OPCIONAL] Se você usa o Behaviors, precisa desativar todos os bloqueios de solução de chamados sem técnico, sem tipo de solução e afins, para que o Webhook solucione o problema.

No Zabbix

Fazer o download do Webhook e importar no campo Media Types do seu Zabbix

Link para download do Webhook

Inserir os dados do GLPI capturados anteriormente às configurações do Webhook

Zabbix URL para que o link do problema no GLPI já leve diretamente para o Problema no Zabbix:

https://seuzabbix/tr_events.php?triggerid={TRIGGER.ID}&eventid={EVENT.ID}

Certifique-se de que as Trigger actions do seu Zabbix estão usando o Media Type criado e que o usuário que usa esse Media Type, tem acesso aos servidores que devem notificar.

Para esse exemplo, inseri o Media Type ao próprio Admin do Zabbix e habilitei as triggers a todos os administradores, em todas as mídias configuradas.

Adapte para o seu ambiente e suas permissões.

😎 O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você gostaria de ajudar o blog de alguma forma?


por

Comentários

4 respostas para “Como integrar o Zabbix com o GLPI para gestão de problemas”

  1. Avatar de alysson rosemberg
    alysson rosemberg

    Obrigado!

  2. Avatar de Michael
    Michael

    Thank you so much. I follow your procedure to implement the integration.

    There are 1 question, when I use zabbix_url as you mentioned in the article, I could not access the zabbix problem from GPLi (luck part is I could access ticket from zabbix problem to GPLI ticket)

  3. Avatar de Alexandre Lopes Oliveira
    Alexandre Lopes Oliveira

    Boa noite.

    É possível adicionar comentários, origem do problema, NR do ticket, etc?

    No final do mês é possível extrair todos os problemas incluindo todos os comentários; NR do ticket etc?

    Obrigado,

    1. Avatar de Arthur Schaefer
      Arthur Schaefer

      Você pode fazer isso nos acompanhamentos do problema, ou então adicionando campos com o plugin additional fields.
      A extração pode ser feita com ferramentas de BI como Metabase, Grafana, plugin Advanced Dashboards, com queries que façam sentido para a sua demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *