Como integrar o Zabbix com o GLPI para gestão de problemas

🗣️Testado no Zabbix 6.0 LTS e GLPI 10.0.2

O Zabbix é um software de monitoramento e gestão de eventos utilizado mundialmente e é, de longe, uma das ferramentas mais conhecidas, e também mais temidas, na comunidade de infraestrutura.

O GLPI, um dos maiores produtos de gestão de serviços e parques de ativos já inventados.

Fazer a ligação entre esses dois é uma constante pergunta em todos os fóruns, comunidades, grupos de discussão e reuniões comerciais.

Fato é que ao juntar dois softwares livres, não existe uma linha limitadora muito clara. Tudo depende do tempo e conhecimento disponíveis para se expor ao estudo dessas integrações. Inclusive é algo que fazemos com muita frequência aqui na Servicedesk Brasil. Integrar as mais distintas soluções ao GLPI.

Neste caso, quem disponibilizou a integração foi a Zabbix em seu repositório oficial de integrações.

😎 O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você vai precisar, antes de tudo, de algumas configurações no GLPI para, só então partir para o Zabbix.

No GLPI:

Ativar a API do GLPI e dar permissão ao seu Zabbix para acessar essa API — veja o vídeo abaixo

Criar um perfil para o usuário do Zabbix

Criar um usuário para o Zabbix

Capturar informações do GLPI

  • API Token do Usuário — Não pegar Token Pessoal
  • URL do GLPI — SEM o trecho de APIREST.php

[OPCIONAL] Se você usa o Behaviors, precisa desativar todos os bloqueios de solução de chamados sem técnico, sem tipo de solução e afins, para que o Webhook solucione o problema.

No Zabbix

Fazer o download do Webhook e importar no campo Media Types do seu Zabbix

Link para download do Webhook

Inserir os dados do GLPI capturados anteriormente às configurações do Webhook

Zabbix URL para que o link do problema no GLPI já leve diretamente para o Problema no Zabbix:

https://seuzabbix/tr_events.php?triggerid={TRIGGER.ID}&eventid={EVENT.ID}

Certifique-se de que as Trigger actions do seu Zabbix estão usando o Media Type criado e que o usuário que usa esse Media Type, tem acesso aos servidores que devem notificar.

Para esse exemplo, inseri o Media Type ao próprio Admin do Zabbix e habilitei as triggers a todos os administradores, em todas as mídias configuradas.

Adapte para o seu ambiente e suas permissões.

😎 O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você gostaria de ajudar o blog de alguma forma?


por

Comentários

7 respostas para “Como integrar o Zabbix com o GLPI para gestão de problemas”

  1. Avatar de alysson rosemberg
    alysson rosemberg

    Obrigado!

  2. Avatar de Michael
    Michael

    Thank you so much. I follow your procedure to implement the integration.

    There are 1 question, when I use zabbix_url as you mentioned in the article, I could not access the zabbix problem from GPLi (luck part is I could access ticket from zabbix problem to GPLI ticket)

    1. Avatar de Arthur Schaefer
      Arthur Schaefer

      Maybe the zabbix url is not properly set up.

  3. Avatar de Alexandre Lopes Oliveira
    Alexandre Lopes Oliveira

    Boa noite.

    É possível adicionar comentários, origem do problema, NR do ticket, etc?

    No final do mês é possível extrair todos os problemas incluindo todos os comentários; NR do ticket etc?

    Obrigado,

    1. Avatar de Arthur Schaefer
      Arthur Schaefer

      Você pode fazer isso nos acompanhamentos do problema, ou então adicionando campos com o plugin additional fields.
      A extração pode ser feita com ferramentas de BI como Metabase, Grafana, plugin Advanced Dashboards, com queries que façam sentido para a sua demanda.

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Recebo erro de token nuul

    1. Avatar de Arthur Schaefer
      Arthur Schaefer

      Reveja se você preencheu o campo do token na configuração do webhook no zabbix. Em geral, é de lá que ele busca a informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *