Como integrar o Zabbix com o GLPI para gestão de problemas

🗣️Testado no Zabbix 6.0 LTS e GLPI 10.0.2

O Zabbix é um software de monitoramento e gestão de eventos utilizado mundialmente e é, de longe, uma das ferramentas mais conhecidas, e também mais temidas, na comunidade de infraestrutura.

O GLPI, um dos maiores produtos de gestão de serviços e parques de ativos já inventados.

Fazer a ligação entre esses dois é uma constante pergunta em todos os fóruns, comunidades, grupos de discussão e reuniões comerciais.

Fato é que ao juntar dois softwares livres, não existe uma linha limitadora muito clara. Tudo depende do tempo e conhecimento disponíveis para se expor ao estudo dessas integrações. Inclusive é algo que fazemos com muita frequência aqui na Servicedesk Brasil. Integrar as mais distintas soluções ao GLPI.

Neste caso, quem disponibilizou a integração foi a Zabbix em seu repositório oficial de integrações.

😎 O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você vai precisar, antes de tudo, de algumas configurações no GLPI para, só então partir para o Zabbix.

No GLPI:

Ativar a API do GLPI e dar permissão ao seu Zabbix para acessar essa API — veja o vídeo abaixo

Criar um perfil para o usuário do Zabbix

Criar um usuário para o Zabbix

Capturar informações do GLPI

  • API Token do Usuário — Não pegar Token Pessoal
  • URL do GLPI — SEM o trecho de APIREST.php

[OPCIONAL] Se você usa o Behaviors, precisa desativar todos os bloqueios de solução de chamados sem técnico, sem tipo de solução e afins, para que o Webhook solucione o problema.

No Zabbix

Fazer o download do Webhook e importar no campo Media Types do seu Zabbix

Link para download do Webhook

Inserir os dados do GLPI capturados anteriormente às configurações do Webhook

Zabbix URL para que o link do problema no GLPI já leve diretamente para o Problema no Zabbix:

https://seuzabbix/tr_events.php?triggerid={TRIGGER.ID}&eventid={EVENT.ID}

Certifique-se de que as Trigger actions do seu Zabbix estão usando o Media Type criado e que o usuário que usa esse Media Type, tem acesso aos servidores que devem notificar.

Para esse exemplo, inseri o Media Type ao próprio Admin do Zabbix e habilitei as triggers a todos os administradores, em todas as mídias configuradas.

Adapte para o seu ambiente e suas permissões.

😎 O vídeo tem o passo a passo e o porquê utilizar o Webhook e gestão de problemas.

Você gostaria de ajudar o blog de alguma forma?

➤ Site: https://www.arthurschaefer.com.br
➤ Instagram: https://instagram.com/arthurrschaefer
➤ Facebook: https://facebook.com/arthurschaefercombr
➤ LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/arthurramosschaefer
➤ Twitter: https://www.twitter.com/arthurrschaefer
➤ Inscreva-se no Canal: https://www.youtube.com/ArthurSchaefer
➤ Canal no Telegram: https://t.me/arthurschaefer
➤ Baviera TI: https://www.bavierati.com.br
➤ Servicedesk Brasil: https://www.servicedeskbrasil.com.br
➤ Conheça a Teclib Cloud: https://www.arthurschaefer.com.br/glpicloud

Por Arthur Schaefer

Arthur Ramos Schaefer é MBA em Gerenciamento de Projetos e Tecnólogo em Redes de Computadores. Atua também como instrutor e professor de Redes de computadores e idiomas. Trabalha com Consultoria em Service Desk, produtividade e GLPI.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.