GLPI — Checklist para envio de notificações por e-mail

Vejo que uma das dificuldades mais corriqueiras na configuração do GLPI é o envio de notificações por e-mail e a abertura de chamados por e-mail.

 Decidi fazer um pequeno checklist de itens que podem estar impedindo que isso funcione adequadamente. É um checklist curto, rápido, mas que pode dar uma luz aos amigos com dificuldades.

  • PHP foi compilado para trabalhar com imap? php5-imap
  • Servidor está com acesso a internet?
  • Existe Firewall no meio do caminho?
  • Servidor está com acesso a porta do smtp? (587, 465…)
  • Telnet para o servidor de e-mails na porta do smtp, funciona?


  • Configurações estão corretas? (Endereço do servidor de e-mails, usuário, senha, porta…)
  • O servidor de e-mail está habilitado para oferecer relay de e-mail?

Cada servidor de e-mail e cada distribuição de Sistema Operacional no qual o GLPI estiver instalado, tem uma particularidade com a forma de configurar, mas a teoria e princípios são sempre os mesmos acima.

Caso essa lista não o ajude, comente aqui abaixo, caso ajude, comente também. Fico contente! =D

Se tiver algo a acrescentar, comente também!!


Publicado

em

, , , ,

por

Tags:

Comentários

11 respostas para “GLPI — Checklist para envio de notificações por e-mail”

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Opa Arthur, td bem?
    Bacana o artigo e já deu um apoio, embora não tenha conseguido ainda. Vamos ao meu cenário:
    Debian 9
    GLPI 9.3.3

    Ao tentar enviar o e-mail de teste ao admin na configuração do acompanhamento ocorre erro.
    Via comando (Telnet) consigo a conexão com o Servidor SMTP e enviar o e-mail de teste. Algum parâmetro ou configuração que pode estar errada? Alguma luz?rs

    1. Avatar de Arthur Schaefer
      Arthur Schaefer

      É possível que as configurações do SMTP estejam erradas.
      Você tem as configurações necessárias do SMTP como endereço imap, porta, tipo de autenticação?
      Uma dica é buscar na documentação do provedor de e-mail utilizado ou então pegar um cliente de e-mail tipo Outlook ou Thunderbird e se basear nessas infos.
      Outra coisa que pode acontecer é o provedor bloquear conexão externa, aí você precisa liberar nas configurações da conta ou então, como no gmail, o GLPI é tratado como aplicação não confiável. Aí você precisa seguir a documentação de como liberar aplicações não confiáveis.

  2. Avatar de Marlon
    Marlon

    Boa tarde Arthur, tudo bem?

    Estou com um problema para o envio de emails da fila aqui na minha empresa.
    Estou usando o GLPI versão 9.1.1 no Windows Server 2019.
    O envio do email de teste está funcionando normalmente, porém a coleta automática após a abertura de chamados não está ocorrendo.
    Se selecionarmos os emails da fila e enviarmos manualmente o email é enviado sem problemas.
    Já fiz algumas configurações que achei em fóruns no arquivo cron.php mas os emails continuam parados na fila.

    O que mais posso testar?

  3. Avatar de Marcos Diegues
    Marcos Diegues

    Boa tarde, Arthur,
    Primeiro, parabéns pelo artigo, muito bom.
    Meu envio de notificações está funcionando perfeitamente, um sucesso. Mas estou com uma curiosidade, gostaria de saber se isso ocorreu com vocês:
    Quando o cliente recebe a notificação por email, quando existe um anexo de imagem (JPG, PNG ou GIF) o arquivo é enviado muito “pequeno”, em torno de 20kb. Pelo que analisei, parece uma miniatura. Em outras extensões (PDF, DOC, XLS) o arquivo é fiel ao anexado no chamado. Somente estou com problemas nos arquivos de imagem (exemplo: print). Alguém tem uma ideia do que possa ser?

    1. Avatar de Anderson de Souza
      Anderson de Souza

      Estou comproblema para anexar os documentos na notificação, poderia me ajudar?

      1. Avatar de Arthur Schaefer
        Arthur Schaefer

        Olá. Pois não. 🙂

      2. Avatar de Marcos Diegues
        Marcos Diegues

        Olá, jovens. Veja se isso ajuda:
        – Vá em Configurar/Notificações/Configuração de acompanhamentod por e-mail
        – Na opção “Adicionar documentos às notificações de chamado”, selecione a opçõa NÃO e clique em Salvar.

      3. Avatar de Marcos Diegues
        Marcos Diegues

        Olá, jovens. Veja se isso ajuda:
        – Vá em Configurar/Notificações/Configuração de acompanhamentos por e-mail;
        – Na opção “Adicionar documentos às notificações de chamado”, selecione a opção NÃO e clique em Salvar.

        1. Avatar de Marcos Diegues
          Marcos Diegues

          Desculpe pelas respostas anteriores. Considere essa:
          ————————————————————-

          Olá, jovens. Veja se isso ajuda:
          – Vá em Configurar/Notificações/Configuração de acompanhamentos por e-mail;
          – Na opção “Adicionar documentos às notificações de chamado”, selecione a opção SIM e clique em Salvar.

  4. Avatar de Marlon
    Marlon

    Estou com algum problema não identificado sobre o e-mail do e-mail, por notificação. Configurei o mailgate e está tudo certo, porém no
    Notificações por e-mail, configura tudo certinho, quando tento enviar um e-mail teste, ele fica carregando eternamente.

    1. Avatar de Arthur Schaefer
      Arthur Schaefer

      Você já verificou se os logs?
      Talvez eles ajudem na análise.

Deixe um comentário para Marcos Diegues Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *