Conhecendo o Skype Manager

Com o fim do Windows Live Messenger (MSN) anunciado nos vimos obrigados a migrar para a tão bem conceituada e bem sucedida plataforma de comunicação do Skype comprada pela Microsoft em Maio de 2011. Eis que algumas ferramentas de terceiros nos dispunham recursos para controlar e auditar as comunicações efetuadas pelo antigo MSN e a partir daí teríamos de criar novas contas Skype, talvez de uma forma um pouco descontrolada e sem uma padronização. Em se tratando de um ambiente corporativo isso traria muitas dores de cabeça e contratempos não necessários para os setores de TI.

 Existe então 2 (ou mais) alternativas a serem seguidas. Uma delas seria partir para um modelo de Mensageria instantânea única e exclusivamente corporativo. Algo como jabber ou até o Lync Server (Online) da Microsoft (que poderia muito bem se encaixar na segunda alternativa também). A segunda alternativa seria trabalhar de fato com o Skype, trazendo os antigos endereços de MSN de clientes já acostumados com a rapidez de trabalhar com o MSN junto aos seus fornecedores.

 Ou seja, o projeto não poderia ser tratado como uma mudança de conceito onde hoje trabalha-se com mensageria interna e também externa. A alternativa do Jabber fica de lado, visto que teria que ser criado um ID, instalação de um cliente de jabber e instruções de uso para cada cliente e mais a estrutura interna. A alternativa do Lync Server/Online se torna caríssima a curto prazo e de certa forma o projeto envolveria muito mais do que 20 dias para realizar.

 Diante as premissas acima citadas temos então a opção do desconhecido Skype Manager.


Skype Manager

Skype Manager é uma ferramenta de administração baseada no modelo web que permite administrar o uso do Skype na sua empresa ou até família. Adicionar usuários, bloquear usuários, trocar senhas, atribuir créditos, gerar relatórios de uso dos créditos por usuário ou até por grupo e muito mais. Tudo isso grátis!

Cadastro

Acesse https://manager.skype.com e cadastre-se já para conhecer um pouco mais da ferramenta.

Conta empresarial x Conta particular

Uma conta empresarial é uma conta criada através do Skype Manager para disponibilização de ferramenta para trabalho. A conta particular trata-se daquela conta que o usuário criou em casa para conversar com amigos, família e talvez até assuntos de trabalho mas que está vinculada ao e-mail particular do mesmo.

Mas o Skype Manager possui a função de tornar um Skype particular em Skype corporativo para que os créditos e demais funções possam ser controladas, de forma limitada, pela empresa na qual o usuário está ingressando. Isso não é incrível??

Aí você me pergunta: “e quando o usuário vai embora? A conta fica para a empresa?”, eu digo-lhes que Não. A resposta é: Apenas “devolva” esta conta ao dono retirando ele do sistema do Skype Manager. Não é demais isso?

Eu poderia ficar aqui falando por linhas e linhas de funcionalidades. Mas se você criar uma conta de administração do Skype Manager, vais ver que é bem interessante e uma bela alternativa para solução de mensageria instantânea.


por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *