GLPI — Lentidão na abertura de chamados e inserção de tarefas

Algumas vezes o GLPI se torna um tanto quanto lento na abertura ou atualização de chamados. E não por acaso, nas atividades que envolvem envio de notificações por e-mail.

  • Novo chamado
  • Nova tarefa
  • Novo acompanhamento

Isso acontece, na grande maioria de vezes, por conta da tentativa de conexão do GLPI com o servidor de e-mails. Seja servidor local ou na nuvem, as vezes acontece de o sistema não conseguir uma conexão e enviar o e-mail rapidamente e enquanto isso não acontece a tela fica congelada. Até lembro de um tempo em que isso acontecia e se o usuário clicasse mais de uma vez no botão, o sistema duplicava a ação que estava sendo feita.

Para solucionar esse caso da lentidão, as versões mais atuais do GLPI estão vindo com a função de “Atraso no envio de notificações por e-mail”.

Essa opção é configurada a nível de Entidade, ou seja, caso queira aplicar em todas as Entidades, siga o procedimento abaixo

1- Administração > Entidades > Entidade Raíz (Root Entity)

2- No menu seguinte, clique no item Notificações

3- Procure pelo Item “Atrasar o envio de notificações por e-mail”

4- Configure um tempo como 5 minutos ou algo parecido


Com essa configuração, o GLPI juntará diversas notificações durante 5 minutos e enviará todas juntas não gerando a lentidão e trabalhando de forma transparente.

Não esqueça de verificar se as Ações automáticas “quedmail” e “queuedmailclean” estão rodando, esses caras é que vão automatizar o processo de envio desses e-mails coletivos.