30.Importando usuários e grupos do Active Directory para o GLPi

Eis que vos trago um vídeo super útil e solicitado.

Em outro vídeo que respondi as 5 perguntas que mais são feitas sobre GLPi, comentei que o sistema tem integração com o Active Directory e também comentei que poderia fazer esse vídeo de como fazer a integração.

Neste vídeo eu abordei a configuração da integração do GLPi com o Active Directory, bem como a sincronização de Grupos e Usuários com informações provenientes do AD.

*****IMPORTANTE*****
Uma boa prática é sempre manter um usuário com permissão de Super-admin que não autentique com o Active Directory para possíveis manutenções em momentos que o GLPI não consiga se comunicar com o Active Directory.
Como em uma mudança de senha do usuário que faz a integração, ou então uma falha de rede mesmo.
***********************

Você gostaria de ajudar o blog de alguma forma?

➤ Site: https://www.arthurschaefer.com.br
➤ Instagram: https://instagram.com/arthurrschaefer
➤ Facebook: https://facebook.com/arthurschaefercombr
➤ LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/arthurramosschaefer
➤ Twitter: https://www.twitter.com/arthurrschaefer
➤ Inscreva-se no Canal: https://www.youtube.com/ArthurSchaefer
➤ Canal no Telegram: https://t.me/arthurschaefer
➤ Baviera TI: https://www.bavierati.com.br
➤ Servicedesk Brasil: https://www.servicedeskbrasil.com.br
➤ Conheça a Teclib Cloud: https://www.arthurschaefer.com.br/glpicloud

Por Arthur Schaefer

Arthur Ramos Schaefer é MBA em Gerenciamento de Projetos e Tecnólogo em Redes de Computadores. Atua também como instrutor e professor de Redes de computadores e idiomas. Trabalha com Consultoria em Service Desk, produtividade e GLPI.

12 comentários

  1. Boas Arthur!!!!

    Por gentileza não sei onde eu erro, o meu glpi esta comunicando com o meu AD perfeitamente, eu testo e da tudo ok, aparece o nome do dominio …..tudo certinho.

    Mas na hora que eu vou em usuários e tento sincronizar novos usuário não me traz nenhum usuário….
    poderia me dar uma luza no fim do tunel, onde estou errando, desde ja obrigado

    1. É possível que o filtro ou o BaseDN estejam procurando no local da árvore que não há usuários a serem importados.
      Verifica se não há mais OUs a serem inseridas no BaseDN. Tente pegar o mais granular possível e buscar usuários em apenas uma OU do AD para ver se encontra.
      Depois vai diminuindo para encontrar a ideal.

  2. Olá Arthur, tenho um GLPI no azure e gostaria de conectar meus usuários locais nesse GLPI, por LDAP, é possível, se sim tem uma luz?

    1. Geralmente o conceito de redes para este caso é a necessidade de que o GLPI tenha acesso à porta de autenticação de LDAP(AD) do servidor de LDAP (AD).
      A melhor prática indica que para ligar LANs distintas por meio da internet, seria necessária uma conexão segura. Seja ela limitando quais IPs tem acesso a esta porta (Se tiver IP fixo nas duas pontas), usando VPN entre as LANs.

  3. Arthur, tem como me tirar uma dúvida?

    No meu server GLPI eu tenho 2 ldaps funcionando perfeitamente, porém na hora do login no glpi o usuário precisa selecionar na lista suspensa de que unidade ele faz parte porque senão da erro no login. Gostaria de saber se tem como desativar a lista suspensa e eles conseguirem logar sem precisar selecionar.

    Obrigado.

    1. Em Configurar > Geral > Configuração Geral, no final da listagem tem a opção de deixar ativa ou não a seleção da entidade no momento do login.
      Deixando desativada, é importante que nenhum usuário tenha nome de usuário igual nos dois ldaps. Se não o GLPi não sabe para qual LDAP que ele deve enviar a solicitação.

  4. Boa noite Arthur,
    Gostaria de parabenizar o canal, ele é muito importante para quem esta começando, fiz parte do mais recente treinamento FUNDAMENTAL e aprendi bastante.

    Já utilizo o GLPI aqui na Universidade, os usuários já estão importados do meu AD, mas agora comecei a utilizar os grupos do AD.

    Percebi que para o GLPI atualizar os membros do grupo que estão no AD eu preciso forçar um sincronismo e fica tudo bem(conforme mostrado no video), mas tem alguns usuário que não aparece no grupo importado dentro do GLPI.

    Fiquei tentando descobri o motivo e verifiquei que os usuários que não fazem a atualização no grupo o campo “última atualização do diretório do LDAP” não possui informação nenhuma.

    Já os usuários que eu executo o sincronismo manual e o grupo no GLPI é alimentado com as informações do AD esse campo possui uma data.

    Depois de mais alguns teste eu percebi que os usuário que não estão atualizando via sincronismo manual a atualização é feita depois que eu logo no GLPI com esse usuário.

    Depois que o usuário faz o login o mesmo é incluído no grupo importado do AD no GLPI.

    Não sei se fui muito claro.

    Mas gostaria de saber se já passou por esse problema e como resolveu.

    Muito obrigado, sua ajuda vai ser muito importante.

  5. Boa tarde Arthur,

    Muito legal o conteudo do site, esta me ajudando muito,
    Gostaria se puder de uma luz.
    Instalei o GLPI no centos 8 e estou tentando fazer a integração do GLPI com o AD (win2019)
    fiz todas as configurações do LDAP mas quando tento testar
    da erro, já liberei porta no firewall do windows, desabilitei o selinux
    tentei usar o usuário adm para puxar os usuários do AD
    mas sem sucesso.
    já passou por algo parecido?

    Obrigado!

  6. Uma dica muito importante, que me fez quebrar a cabeça por algumas horas é que se você estiver usando o samba 4 (a minha está na 4.3) como active directory, você precisa se certificar que o seu smb.conf (aqui na minha compilação esse arquivo fica no caminho: “/usr/local/samba/etc/samba/smb.conf”), contenha lá dentro o parâmetro “”ldap server require strong auth = no”. Caso esse parâmetro já não esteja lá dentro, basta adicioná-lo na seção “Global” do smb.conf, e fazer o restart do serviço do samba-ad-dc.service. Só após essa alteração o meu GLPI conseguiu se comunicar com o meu AD.

  7. Arthur, tudo certo?

    Cara, eu estou importando os objetos do AD2 para o AD1 porque estou unificando, o processo deu certo porém não quero perder o histórico dos chamados. Eu fiz e o GLPI reconheceu como um novo usuário a ser importado, ele não integra com o usuário anterior do AD2 antes da migração. Nesse caso, eu tentei fazer a configuração do Ldap pelo objectSID mas o campo de sincronização quebrou.

    Existe uma forma de importar esses objetos do Ad2 para o Ad1 que são domínios diferentes e o GLPI reconhecer o mesmo usuário com o histórico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.