Um grande desafio para ambientes de TI corporativos é o gerenciamento de softwares de terceiros necessários no dia dia de cada usuário. São criados scripts e artimanhas para conseguir gerenciar, mesmo que basicamente, softwares como as atualizações da Adobe, compartilhamento de arquivos do Skype e outros. Acontece que o Projeto CustomADMX pode lhe ajudar nessa tarefa.
Arquivos ADMX são arquivos XML que armazenam registros de configurações de políticas de computadores e usuários. Se você usa Políticas de Grupo em um servidor Microsoft para gerenciar o seu domínio, ou se queres gerenciar um computador local em relação a esse tipo de política, essa ferramenta vai te ajudar. Isso significa que você não precisará gerar scripts para gerenciar configurações de registro para esse tipo de software de terceiros.
Com o CustomADMX, a pior parte está feita. A instalação é simples, através de uma interface gráfica normal onde você seleciona quais softwares gostaria de gerenciar.
Veja algumas configurações possíveis abaixo:
- 7-zip
- Controlar padrões de compressão e criptografia para arquivos
- Gerenciar a aparência das janelas de contexto
- Java
- Modificar o agendamento e frequência de atualizações do Java (muito útil)
- Desativar a notificação sobre disponibilidade de atualização para o usuário
- Skype
- Desabilitar a verificação de atualizações
- Limitar conexões e portas TCP/UDP
- Desabilitar o compartilhamento de arquivos, tela, integração com facebook
- Adobe Acrobat, Reader, Air e Updater
- Controlar o comportamento de atualizações e até desabilitar se necessário
- Desabilitar a execução de Javascript em PDFs
Você pode testar essas funções agora mesmo em um computador sem alterar nada no seu domínio. É só instalar o software em uma estação de trabalho de forma local (Padrão da instalação) e brincar nas configurações de Políticas de Grupo (gpedit.msc).
Deixe um comentário