Gerenciando Projetos com Trello

Gerenciamento de projetos pode ser algo bastante complexo em um primeiro momento com suas siglas, documentações, regras e processos. Mas todo mundo concorda que um projeto bem gerenciado, controlado e acompanhado nos mínimos detalhes acaba se tornando um forte candidato a case de sucesso.

Muitos softwares no mercado prometem auxiliar este gerenciamento de forma completa e muitas vezes complexas para quem não tem muita intimidade com os mesmos. Em diversas ocasiões nos deparamos com siglas que, quando não estudadas em gerenciamento de projetos, acabam complicando mais do que ajudando.

Quero que fique muito claro que não estou de maneira alguma dizendo que softwares mais complexos como Gantter, OpenProj ou Microsoft Office Project sejam ferramentas a não serem utilizadas mas quero dizer que existem ferramentas grátis, mais simples e que já podem ser de grande valia para um pequeno gerente de projetos que lidera cases na própria empresa, vida pessoal ou em um grupo de amigos.

O software que estou usando nos últimos dias para testar e gerenciar projetos é o Trello. Uma ferramenta Web, ou seja, multiplataforma desde que tenha um browser, disponível também em aplicativos para iPhone, Android e Windows 8 e que se oferece de forma gratuita a quem quiser utilizar.


Cadastro

Para começar o processo de cadastro no serviço é bastante simples sendo solicitado apenas o seu nome, seu e-mail e uma senha. Caso tenhas uma conta no Google, podes utilizar as mesmas credenciais para se cadastrar.


Quadros, listas e cartões

O Trello trabalha com três conceitos: Quadros, Listas e Cartões.

  • Quadros
  • O quadro é tratado pelo software como um projeto.
  • Listas
  • A lista é tratada pelo software como o status em que cada tarefa se encontra. (A fazer, Em execução, Pendente, Feito)
  • Essas são apenas sugestões de como usar. Cada um escolhe a melhor forma de tratar cada status de tarefa.
  • Cartões
  • O cartão é tratado como cada etapa, funcionalidade, entrega do projeto.
  • Dentro das etapas é possível adicionar diversas atividades, anexos e checklists.

Arrastando cartões entre listas

  • O conceito do Trello é bem simples. Arrastar etapas entre os status para acompanhar o projeto.

Dentro de cada cartão estão disponíveis diversas opções. Desde checklists até upload de anexos e comentários da atividade.

Trabalhando em equipe

Quando se fala em gerenciamento de projetos é impossível não pensar em equipes. O Trello trabalha de forma bastante interessante com equipes. É possível adicionar novos membros ao projeto apenas através da oppção “Add Members” onde você pode adicionar o e-mail ou usuário de outro membro para que o mesmo possa acessar os projetos da sua organização.

Trello na Web

Aplicativo para — Windows 8

Aplicativo para Android — Play Store

Aplicativo para Google — Chrome Web Store

Aplicativo para iPhone/iPad — iTunes App Store


por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *