Imagine o seguinte:
Você tem um servidor com mais de 1 porta de rede, você tem aplicações que utilizam extrema quantidade de banda de rede devido a arquitetura dos sistemas ou até por conexões simultâneas e digamos que 1Gb ou 10Gb representem uma quantidade baixa de largura de banda interna para acesso a esses sistemas na sua rede local.
Ou então, você quer criar um ambiente de redundância de portas de rede para, no caso de falha em uma das portas ou cabo de rede, ou patch pannel, o sistema permaneça funcionando, mesmo que com velocidade inferior aos 100% de várias portas.
Eis que para isso você pode utilizar o NIC Teaming disponível nas versões 2012 ou posteriores do Windows Server.
Seja para balanceamento de carga ou redundância a falhas, o NIC Teaming cria uma interface de rede virtual com apenas 1 endereço IP, 1 endereço MAC juntando de 1 a 32 portas físicas em 1 só.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A VELOCIDADE NOMINAL APARECERÁ MULTIPLICADA, MAS A VELOCIDADE REAL NÃO SERÁ MULTIPLICADA PELO NÚMERO DE PORTAS. APENAS HAVERÁ BALANCEAMENTO DE CARGA ENTRE AS PLACAS DE REDE.
Veja abaixo como configurar essa belezinha!!
- No Server Manager, clique em Local Server;
- No painel Properties, procure por NIC Teaming. Deverá aparecer um link Disabled ao lado. Clique nele;
- A janela para configuração do NIC Teaming apresenta 3 quadros 1 para mostrar os servidores que tu tens acesso para criar o agrupamento (SERVERS), 1 para mostrar os agrupamentos já criados (TEAMS) e 1 para enxergares as interfaces que estão disponíveis, no servidor, para fazerem parte de um agrupamento (ADAPTERS AND INTERFACES);
- Clique em TASKS, no 2º quadro (TEAMS) e em seguida em New Team;
- Dê um nome para o agrupamento (Team name) e selecione as placas de rede que quiseres que estejam no novo agrupamento;
- As configurações avançadas te permitem escolher a forma com que esse agrupamento irá trabalhar, como deixar uma placa de rede em stand-by e ser ativada apenas quando a principal falhar, ou então atribuir uma VLAN à interface, por exemplo. Mas para configurar não é necessário mexer nas configurações avançadas.
Deixe um comentário