Perguntas frequentes sobre o novo ataque de ransomware (Petya/ExPetr) divulgadas pela Kaspersky Lab

Agora pela manhã a Kaspersky Lab está promovendo um Webinário sobre o Petya/ExPetr, Ransomware que está atacando o mundo todo nessa semana, e deixou algumas respostas para as perguntas mais frequentes de usuários e vítimas do Ransomware.

1- Os arquivos criptografados podem ser recuperados?
Nenhuma solução viável para recuperar os arquivos, em caso de ataque, foi encontrada até o momento.

2- Devo pagar pelo resgate?
NÃO. Primeiro, o e-mail informado na mensagem de resgate NÃO EXISTE. Segundo, a chave de instalação enviada, no caso de pagamento, é gerada aleatoriamente, ou seja, não é funcionará.

3- A Microsoft lançou atualizações para essas vulnerabilidades?
Sim, MS17–010 em Março (Windows Vista ou superior), KB4012598 em 14 de Maio (Versões anteriores ao Windows Vista)

4- A @Bitcoin pode me reembolsar caso eu já tenha pago pelo resgate e não ter funcionado?
NÃO

Por Arthur Schaefer

Arthur Ramos Schaefer é MBA em Gerenciamento de Projetos e Tecnólogo em Redes de Computadores. Atua também como instrutor e professor de Redes de computadores e idiomas. Trabalha com Consultoria em Service Desk, produtividade e GLPI.

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