Comparações entre TI Brasil x TI Canada

Um amigo meu está em um período de intercâmbio no Canadá e no atual momento está tendo uma bela oportunidade de trabalhar na área em que sempre quis trabalhar e trabalhava aqui no Brasil antes de viajar: TI

Eis que após alguns meses realizando estágio no Canadá ele resolveu comparar o trabalho da TI no Brasil com a do Canadá. Abaixo segue o relato, na íntegra, de +Leonardo Schmitz. Espero que gostem e façam bom proveito. E lembrem-se, está nas nossas mãos (Profissionais de TI) fazer valer nossa palavra, nossa mão de obra e nossa valorização. Não aceite qualquer resposta como a melhor. Questione, duvide, estude, argumente, esteja no comando.

Depois de quase dois meses convivendo com o ambiente de uma TI e principalmente de uma empresa canadense ai vão algumas ideias e comparações.

1) Brasil x Canada: O profissional brasileiro esta num nível técnico muito avançado, chego a afirmar que não perdemos em nada para os gringos em questões técnicas, seja em Networking, infra, dev ou negócios Porem devido a facilidade no preço e na disponibilidade da tecnologia de ponta os gringos sempre acabam ficando na frente, onde isso passa por equipamentos mais potentes, infra estrutura ou serviços Onde um servidor aqui é $1000 no Brasil é $4000 mil, onde uma memória aqui é $20 no Brasil é $200.

2) Planejamento: Acredito que é nessa parte que eles se destacam, eles tem a rotina de planejar, organizar, testar, implantar, testar, monitorar e finalizar. Aqui que eles eliminam 80% dos problemas, conseguem ser pro ativos, se antecipam ao problema e reduzem o tempo gasto inutilmente. E pode parecer bobagem, mas eles fazem isso para 80% das coisas.! Vai da troca do servidor até a migração de maquinas.

3) Novos ou nem tão novos assuntos: Cloud, Virtualização, TI Verde, VLAN, Terceirazação de Serviços segurança, automatização de processos entre outros aspectos são coisas tao normais aqui quanto caminhar ou ir almoçar, porem todos eles vem sempre com questionamentos e motivos, não são simplesmente devido a ser novidade ou ser interessante, o gestor sabe ver e explicar o porque se deixa o servidor de e-mail na nuvem terceirizado e não num servidor dentro do data center Da mesma forma virtualização (onde tu aproveita os recursos da maquina que ficam parados com somente uma maquina rodando). Eles olham as novas tecnologias com bons olhos e veem aonde determinado produto ou serviço pode eliminar um gasto ou um problema do processo.

4) Questionamentos e Motivos: Isso com certeza uma questão que depende de quem esta falando, mas pude observar que sempre tem varias questões para chegar numa razão, não é tanto no COMO tu vai fazer, e sim PORQUE tu vai fazer isso, é conseguir analisar que se um gerente pedir o Office 2010 para gerenciar uma nova função, provavelmente os outros departamentos irão precisar para conseguir ler e responder com a mesma função, e vale a pena fazer o upgrade de 1 sendo que logo deverão ser 20 e em 1 ano a empresa toda ? Um gerenciador de senhas para ter a noção quais senhas tu precisa trocar quando um funcionário do departamento sai da empresa e aonde ficarão essas senhas ? qual eh o nível de encriptação ? enfim varias perguntas para apenas uma razão.

5) Usuários Usuário é Usuário, seja no Canada, seja no Brasil e seja em qualquer lugar do mundo, ele sempre vai precisar de atenção, vai te chamar por coisas inúteis vai achar que o problema dele é o mais importante e sempre vai querer um computador melhor, um notebook no lugar do computador, um celular, um iphone no lugar do celular e assim sucessivamente…cabe ao TI saber lidar com o usuário e explicar porque x é x e não é y.

6) Ambiente de Trabalho: A filosofia Google esta cada vez mais presente, onde o empregado tem vantagens e benefícios no ambiente de trabalho e no horário de trabalho, horário mais flexível, jogos do tipo vídeo game ou sinuca ou pebolim, trabalho de casa, são armas que a empresa utiliza para deixar o funcionário mais “satisfeito” e assim aumentar a produtividade, muitas vezes a empresa prefere pagar o almoço durante uma reunião para aproveitar o tempo e o funcionário. Almoçar no próprio escritório e na frente do computador é uma rotina extremamente normal.

7) Controle: Um ambiente controlado e gerenciado sempre é sinônimo de sucesso e eles realmente gostam disso, seja por controle manual ou softwares que automatizam o processo, eles sabem o que aconteceu com determinada maquina e/ou com determinado servidor, sistema de helpdesk e processos são vitais.

8) Apesar de tudo, coisas como Tecnologia da Iluminação e o caso de findarem as linhas do excel só acontece no Brasil mesmo.!

Post original no Facebook

Facebook: https://www.facebook.com/leonardo.schmitz.54

Google+: +Leonardo Schmitz


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *