O Gerenciamento de Projetos e a Geração Y

Gerenciamento de Projetos. O que é um projeto?

Os livros e conceitos são claros: “Esforço temporário com início e fim previstos”. Tudo o que acontece no meio desse tal TEMPORÁRIO com início e fim previstos é o que chamamos de Gerenciamento dos Projetos.

Existem infinitas ferramentas para se gerenciar um projeto mas, como ouvi quase como unanimidade, 15% do gerenciamento do projeto é ferramenta e os outros 85%, COMUNICAÇÃO.

O que? Então as 10 áreas de conhecimento, mais de 40 processos, ferramentas e ferramentas para aplicar esses processos, softwares, cálculos, estimativas, orçamentação, cronograma, qualidade, sprints, kick off, project charter, representam apenas QUINZE POR CENTO do gerenciamento de um projeto???

Isso aí meu amigo, dito isso gostaria de abrir os olhos e comentar o seguinte.

Imagine que você assumiu um departamento de Suporte, ou então um Projeto importante para o seu setor ou até para a empresa.

Não saia procurando a ferramenta ideal para o seu caso. Qual é o software que vou usar para gerenciar meu suporte/projeto/empresa/equipe. A ferramenta é só a pontinha do Iceberg. É a ferramenta que te traz a informação para a tomada de decisão, é verdade, mas o que caracteriza um projeto como bem sucedido é a qualidade da comunicação e comprometimento da equipe em prol de um objetivo.

É sentar e definir escopo, é buscar o comprometimento da equipe através de ações, exemplos, amizades, criatividade, comunicação, vontade. A ferramenta só está lá pra receber os dados, facilitar a visualização dos processos e documentações e te trazer esses dados interpretados em formas de gráficos e planilhas que facilitarão a tomada das decisões HUMANAS.

Portanto, trate de criar um plano de comunicação e o execute com sua equipe. Pare de querer que toda ferramenta faça todo o “trabalho sujo” que é você, como gestor (seja ou esteja você gestor) que deve fazer.

Mas essa é só a minha opinião. =D


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *