Amazon S3 ou Amazon Glacier

Amazon S3 vs Amazon Glacier: qual ferramenta de armazenamento AWS devo utilizar??

No momento da criação do seu primeiro ambiente AWS (Amazon Web Services), você vai ou pelo menos deveria, considerar uma possível perda de seus dados ou o risco disso acontecer.

Mesmo que você tenha desenvolvido uma solução durável e flexível, isso não vai lhe proteger de erros administrativos, dados corrompidos, ou até ataques ao seus sistema por pessoas mal intencionadas. Como meu professor de Gerenciamento de Risco uma vez me disse, “seu projeto sempre terá riscos, e você nunca irá evitá-los, apenas gerenciá-los”, ou seja, cabe a você, administrador do ambiente cloud, mitigar as chances e/ou impactos dessas possíveis vulnerabilidades do seu sistema. E isso só é possível com uma bela estratégia de backup.

Com o Amazon Simple Storage Service, ou apenas Amazon S3 e seu primo mais novo, Amazon Glacier, os serviços necessários estão a sua disposição para uma solução de bom custo benefício e ainda por cima prático.

Então, Amazon S3 vs Amazon Glacier??

Diferente do Amazon Elastic Block Store (EBS) ou o sistema local de arquivos do seu computador, onde os dados são gerenciados em uma hierarquia de diretórios, Amazon S3 trata os dados como objetos individuais.

Esse formato de armazenamento de dados em uma camada inferior (Storage) pode trazer inúmeros benefícios. Primeiro, Amazon pode prover um serviço de armazenamento durável a preços bem baixos. Você também acaba pagando apenas pela quantidade de armazenamento que você utiliza atualmente. Portanto não se faz necessária a adivinhação, alocação ou provisionamento de espaço futuro.

Amazon S3 vs Amazon Glacier

As regras de ciclo de vida dentro do S3 lhe permitem gerenciar o ciclo dos objetos armazenados no S3. Após um período de tempo você pode ter seus dados automaticamente apagados ou arquivados no Amazon Glacier.

Inclusive você pode criar tags nos arquivos para que apenas aqueles recebam as regras.


O Amazon Glacier é vendido pela Amazon como “uma forma de armazenamento com custo extremamente baixo”. O custo por Terabyte de armazenamento por mês é apenas uma fração do custo do S3. Amazon Glacier é desenhado basicamente como um sistema “write once and retrieve never” (Salve uma vez e não restaure nunca em tradução livre). O que não quer dizer que não tem como recuperar. Calma lá!! A explicação é que ao verificarmos que os valores de recuperação de grandes quantidades de dados possuem taxas bem consideráveis e ao precisarmos de apenas alguns dados, precisamos aguardar, as vezes, mais do que 5 horas, é bom reconsiderar o tipo de arquivo e periodicidade que vai ser necessária para os mesmos nesse tipo de armazenamento.

Amazon S3 com Glacier vs Amazon Glacier

Nesse estágio precisamos salientar a diferença entre o serviço Amazon Glacier “puro” e o Glacier storage class dentro do Amazon S3. Oobjetos do S3 que forem movidos para o Glacier Storage usando as regras de ciclos de vida (lifecycle policies) podem ser apenas restaurados APIs S3 para endpoints. Como são ainda gerenciados como objetos dentro dos, chamados, S3buckets, ao invés de Archives (Arquivos) dentro de Vaults (cofres) que é como são chamados os objetos dentro do Glacier.

A diferenciação é importante quando você olha para os custos dos serviços. Enquanto o Amazon Glacier é muito mais barato do que armazenamento S3, as taxas para solicitações de arquivamento e restauração podem ser até 10x mais altas.

A Amazon ainda reserva 32KB de metadata por arquivamento dentro do Glacier, ao invés de 8KB por objeto no S3, ambos são devolvidos ao usuário. Isto é importante manter em mente durante a elaboração da sua estratégia de backup, principalmente se você está armazenando uma quantidade um grande número de arquivos pequenos. Se esses dados dificilmente precisarão ser recuperados em curtos prazos pode ser mais efetivo, a nível de custos, juntar eles em um arquivamento e armazená-los diretamente dentro do Amazon Glacier.

Amazon S3 — armazenamento de baixo custo, seguro, durável, altamente escalável, fácil de usar, armazenar e recuperar dados de qualquer tamanho, de qualquer parte do mundo. — Uso no dia-dia e com dados que precisam de constantes manutenções.

Amazon Glacier — armazenamento de custo extremamente baixo, seguro, duradouro para arquivamento de backups de dados de longa duração. — Uso no arquivamento de backups mais antigos e que precisam ser mantidos por longos períodos.


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *