Golpes de phishing aumentaram no Skype

E-mails que parecem legítimos solicitando que você verifique notificações pendentes na plataforma do Skype e que você precisa clicar em um link para fazer essa verificação têm grandes chances de ser um golpe de phishing com objetivo de roubar seus dados de acesso do Skype e extorquir os seus contatos. Caso semelhante ao do roubo do WhatsApp.

Pesquisadores de segurança têm alertado para uma onda de golpes com foco em usuários do Skype. Ao receber uma mensagem solicitando uma suposta revisão de notificações e que para tanto você deve clicar em um link, você será direcionado para uma página falsa que parece muito verdadeira (phishing) que lhe solicita sua senha. Ao digitar e prosseguir com o suposto processo você estará fornecendo seus dados de acessos a criminosos que usam estes mesmos dados para tentar extorquir os seus contatos do serviço.

O mais maluco desse golpe é que alguns detalhes mínimos estão deixando o procedimento muito realista. Por exemplo: o nome de usuário vem preenchido automaticamente na página de login falsa e a URL (endereço do site) parece legítima. Você só consegue identificar o golpe analisando o endereço de e-mail e a URL cuidadosamente.

Para evitar cair nessa:

  • Não clique em links de e-mails supostamente vindos do Skype que solicitem que você acesse notificações;
  • Acesse as notificações diretamente da sua conta no aplicativo do Skype mesmo. As notificações ficam lá no sininho na direita do cabeçalho do aplicativo.
  • Se você enviou sua senha para os criminosos em algum site deste tipo, altere-a imediatamente e usa uma senha segura.

Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *