Como baixar os dados que o Facebook registra sobre você

Não é muita novidade em pleno 2021 dizer que o Facebook tem informações que nem imaginamos que pudessem ser coletadas. Pessoas têm excluído suas contas ou diminuindo postagens pessoais. Cada um com seus motivos, mas a privacidade digital influencia a maneira com que usamos as redes sociais.

Como obter seus dados

Caso você esteja curioso ou curiosa com o que a rede social tem armazenada a seu respeito e queira conferir, saiba que você pode solicitar uma cópia dos dados gerados por e sobre você. Desde 2010 essa opção está disponível e não é difícil de executar.

1- Clique na seta apontando para baixo no canto superior direito do Facebook, enquanto acessando sua conta.

2 – Na aba que será aberta, Clique em “Configurações”

3 – A opção para download está em “Suas informações no Facebook”
Aqui eu vou usar a opção “Baixar suas informações” e vou transferí-las para o Goole Drive.
Você pode escolher quais informações quer ver e onde salvá-lvas.

Você não vai apagar nada do Facebook ao realizar esse procedimento.

4 – Conecte a conta onde será realizada a cópia desses dados e aguarde

Quais dados são registrados

Apenas dados e informações fornecidas por você ou o histórico de ações executadas no site são registrados. Entretanto, a quantidade e volume geralmente são assustadores.

Segundo a minha análise praticamente tudo é registrado como amizades feitas e desfeitas (com registros de datas), empresas nas quais trabalhou e quando se registrou no site pela primeira vez.

Até dados em fotos como localização, categoria de câmera utilizada, data da captura, IP utilizado para fazer upload.

Através dessa quantidade massiva de dados é possível determinar até as rotinas, endereços dos usuários, horário que acorda e dorme, quais páginas segue e prefere. Além do reconhecimento facial nas fotos, com cerca de 98% de precisão, que faz com que relacionamentos, ainda que longínquos, sejam criados e cruzados com pessoas que você talvez jamais tenha conversado antes, mas tirou foto junto.

Dados e Segurança

Sabe quando o Facebook pede para acessar seus contatos? Então. Eles estarão lá também, se você autorizou. Cuidado ao clicar em “Prosseguir”. Às vezes a pressa ou euforia pode fazer você autorizar ações que não fazem sentido para sua realidade.

Obviamente os dados gerados são negociados em forma de propagandas direcionadas aos usuários das redes sociais que comandam. Inclusive, no registro do seu perfil, existe uma lista de empresas as quais você viu publicidade ultimamente.

É através desses dados que o Facebook faz dinheiro com publicidade. Entendendo o que você gosta e direcionando a publicidade entre suas plataformas.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *