WSUS — Como movimentar o local de armazenamento dos arquivos de atualização locais

Você já se encontrou em uma situação de precisar alterar o local onde os arquivos de atualização do WSUS são salvos por não ter mais espaço em disco no local atual? Ou então ocorre uma falha no disco onde estão salvos estes arquivos e existe a necessidade de configurar outro disco com outro nome? Ou por algum motivo qualquer você quer movimentar as pastas de armazenamento de updates do WSUS eis as informações necessárias e o procedimento a ser seguido.

Este procedimento foi feito no WSUS 3.0

O procedimento é feito através de uma ferramenta chamada wsusutil.exe, uma ferramenta baseada em linha de comando que vem armazenada por padrão na pasta de instalação do sistema WSUS:

<Diretório de instalação do WSUS>:Program FilesMicrosoft Windows Server Update ServicesTools


Para realizar o procedimento é necessário privilégios do grupo de Administradores locais do servidor do WSUS, e esse procedimento só funciona quando executado diretamente no servidor onde os Serviços do WSUS estão instalados. Não esqueça de criar o diretório para onde desejas mover o conteúdo do WSUS antes de executar os comandos abaixo.
O comando movecontent carrega um parâmetro opcional [-skipcopy] que é opcional para a mudança do diretório de updates locais sem copiar os arquivos.

  1. Clique em Iniciar, e então clique em Executar.
  2. Na janela que abrir digite cmd, e então clique em Ok.
  3. No prompt de comando navegue até o diretório que contenha o WSUSutil.exe (<Diretório de instalação do WSUS>:Program FilesMicrosoft Windows Server Update ServicesTools)
  4. Digite o comando a seguir e pressione Enter:

wsusutil.exe movecontent contentpath logfile [-skipcopy]


Onde contentpath é o novo local onde serão armazenados os arquivos de update e logfile é o arquivo de log que será gerado durante o procedimento. Por exemplo, se o novo local será em F:WSUS o comando deverá ficar da seguinte forma:

wsusutil.exe movecontent F:WSUS F:move.log


Fonte: http://blogs.technet.com/b/sus/archive/2008/05/19/wsus-how-to-change-the-location-where-wsus-stores-updates-locally.aspx


Publicado

em

, , , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *