Configurando o agrupamento de placas de rede para Windows Server 2012 / 2012 R2 / 2016 — NIC TEAMING

Imagine o seguinte:

Você tem um servidor com mais de 1 porta de rede, você tem aplicações que utilizam extrema quantidade de banda de rede devido a arquitetura dos sistemas ou até por conexões simultâneas e digamos que 1Gb ou 10Gb representem uma quantidade baixa de largura de banda interna para acesso a esses sistemas na sua rede local.

Ou então, você quer criar um ambiente de redundância de portas de rede para, no caso de falha em uma das portas ou cabo de rede, ou patch pannel, o sistema permaneça funcionando, mesmo que com velocidade inferior aos 100% de várias portas.

Eis que para isso você pode utilizar o NIC Teaming disponível nas versões 2012 ou posteriores do Windows Server.

Seja para balanceamento de carga ou redundância a falhas, o NIC Teaming cria uma interface de rede virtual com apenas 1 endereço IP, 1 endereço MAC juntando de 1 a 32 portas físicas em 1 só.

Veja abaixo como configurar essa belezinha!!

  1. No Server Manager, clique em Local Server;
  2. No painel Properties, procure por NIC Teaming. Deverá aparecer um link Disabled ao lado. Clique nele;


  1. A janela para configuração do NIC Teaming apresenta 3 quadros 1 para mostrar os servidores que tu tens acesso para criar o agrupamento (SERVERS), 1 para mostrar os agrupamentos já criados (TEAMS) e 1 para enxergares as interfaces que estão disponíveis, no servidor, para fazerem parte de um agrupamento (ADAPTERS AND INTERFACES);
  2. Clique em TASKS, no 2º quadro (TEAMS) e em seguida em New Team;


  1. Dê um nome para o agrupamento (Team name) e selecione as placas de rede que quiseres que estejam no novo agrupamento;


  1. As configurações avançadas te permitem escolher a forma com que esse agrupamento irá trabalhar, como deixar uma placa de rede em stand-by e ser ativada apenas quando a principal falhar, ou então atribuir uma VLAN à interface, por exemplo. Mas para configurar não é necessário mexer nas configurações avançadas.


Definir local de rede como Privado no Windows 8, 10, Server 2012 e Server 2016 pelo PowerShell

Os novos Windows, a partir da versão 8, tiveram uma alteração na forma de configurar o Local de Rede dos computadores.

Sistemas operacionais afetados:

  • Windows 8
  • Windows 8.1
  • Windows 10
  • Windows Server 2012–2012 R2
  • Windows Server 2016

Quando conectamos uma nova rede no computador, nos é perguntado se queremos compartilhar dados na rede ou não. Caso o clique seja feito no Não, ou ignorarmos esse questionamento, o Windows entende que você está em uma rede pública e não habilitará nada de compartilhamentos ou acesso remoto. Isso é uma dor de cabeça para quem usa os computadores ou servidores em rede.

Para realizar a troca de rede pública para rede privada, nem sempre é tão fácil. E para isso segue um tutorial rápido de como realizar o procedimento via PowerShell:

Com o PowerShell executado como administrador, precisamos descobrir em que localização de rede que que o computador está conectado e o índice de Interface de rede.

PS > Get-NetConnectionProfile
Name : Midegard
InterfaceAlias : Wi-Fi
InterfaceIndex : 6
NetworkCategory : Public
IPv4Connectivity : Internet
IPv6Connectivity : LocalNetwork
Após obtermos o "InterfaceIndex" e descobrirmos que a "NetworkCategory" está realmente como "Public", realizaremos o procedimento de alteração do local de rede para Privada.
PS > Set-NetConnectionProfile -InterfaceIndex 6 -NetworkCategory Private
Após esse procedimento, se realizarmos novamente o comando Get-NetConnectionProfile, será possível obseravar que a categoria de rede passou a ser Privada e não mais Pública
PS > Get-NetConnectionProfile
Name : Midegard
InterfaceAlias : Wi-Fi
InterfaceIndex : 6
NetworkCategory : Private
IPv4Connectivity : Internet
IPv6Connectivity : LocalNetwork

2017-05-15 16_57_03-Administrator_ Windows PowerShell

Central de Rede e Compartilhamento Antes do procedimento:

2017-05-15 16_58_27-Network and Sharing Center

Central de Rede e Compartilhamento Após o procedimento:

2017-05-15 16_59_07-Network and Sharing Center