GLPI 9.3.2

Alguns já sabem pois acompanham as notícias do mundo GLPi. Mas para aqueles que ainda não ficaram sabendo, foi lançada, na última semana, uma versão nova do GLPi.

O sistema está chegando à sua versão 9.3.2 e, dentre 63 alterações, adições e correções, as principais mudanças são:

  • adição de acompanhamentos por e-mail agora pegam html inteiro (imagens, quebras de linha…)
  • e-mails com emojis não vão mais travar a ação de coleta de e-mails
  • erros de links em soluções de chamados corrigidos
  • alguns erros de login via LDAP foram corrigidos
  • muitas correções nos PDUs do módulo de Data Center (que entrou desde a versão 9.3)
  • relacionamentos de alguns itens estavam apresentando erros que também foram corrigidos
  • a lista suspensa de localizações estava travando após a segunda página, not anymore

Notícia oficial

Download do GLPi 9.3.2

Changelog completo

O novo tema escuro do Todoist saiu, saiba como ativar

O novo tema escuro do Todoist saiu, saiba como ativar


O tema escuro para Todoist chegou. E está lindão!!!

     Oficialmente o Todoist recebeu um modo noturno (para nossa felicidade). Os temas noturnos tem sido uma tendência em todo o setor de aplicativos nos últimos meses. Para quem trabalha em frente a telas por muitas horas consecutivas, ou então para quem costuma usar os apps em ambientes com menos luz, utilizar um tema escuro para os aplicativos que você mais utiliza é um colírio para os olhos.

Ativar esse tema é muito fácil!!

     Navegue nas configurações do aplicativo (ícone da engrenagem no canto superior direito) Todoist > Configurações > Temas. (veja abaixo)

     Dentro dos temas, além dos já conhecidos temas, você verá um novo tema chamado ‘Dark’. Pode clicar ali.

     Lembre-se que o ‘Dark’ é diferente do ‘Negro’ que possui apenas algumas opções em cor mais escura. O ‘Dark’ é escuro mesmo!!

PLUS

     Para usar o mesmo tema em todos os dispositivos que você utiliza (Windows, Mac, Web, Android, iOS) certifique-se de que a opção ‘Sincronizar tema’ esteja ativada. Caso contrário, você precisa configurar o tema em cada um dos aplicativos. (veja acima)Caso você queira usar temas diferentes em diferentes aplicativos é essa opção que você deve deixar desmarcada também. =D

     Se essa opção ainda não apareceu pra você, fique calmo que nos próximos dias deve aparecer, visto que o lançamento ocorreu na última terça-feira (25 de setembro). Dê uma olhada nas suas lojas de apps (Microsoft Store, Apple Store ou Google Play) para verificar possíveis atualizações.

     Quem usa a opção beta, por incrível que pareça, a atualização desse tema saiu para usuários públicos e beta. Então também precisa dar aquela atualizada básica.

     Tire bom proveito desse novo tema!!

     Durante o dia ou a noite.

NÃO TEM UMA CONTA NO TODOIST???? Então cria tua conta e ganhe 2 meses de Premium de forma gratuita usando esse link!!

Nova Função – Trabalhando com Templates no Evernote | 24

     Por muito tempo, usuários pediam por uma função capaz de facilitar o uso de templates de notas de forma simplificada e sem precisar duplicar notas. A função chegou.
     Os templates de notas eram oferecidos em formato de notas simples que você podia copiar para um caderno, e então duplicar para reutilizar. Apesar dessa solução alternativa, popular entre usuários, a Evernote entendeu que era necessário criar algo mais fácil e mais bem pensado para uso de templates (Templates).
     Uma galeria, até agora, com mais de 30 templates pré desenvolvidos para os mais diversos tipos de usuários está disponível aqui. Você pode salvar qualquer um desses templates na sua conta. Se você for assinante Plus*, Premium ou Business, você pode transformar qualquer uma de suas notas em templates.
     Sua galeria pessoal de templates pode ser acessada a partir de qualquer Nova Nota clicando no botão “Template”. Ali você encontra templates oferecidos pela Evernote e também os criados por você, pode também editar nomes de templates, apagar os que não quer usar mais ou aplicar um template a uma nova nota.
     Dá uma olhada aqui abaixo. Fiz um pequeno tutorial e também um vídeo falando sobre essa função.
     Veja o Botão “Template” quando você abre uma nova nota.

Navegue entre Templates que você criou, se fores assinante do software, e os que a Evernote já oferece.

Veja a notificação de que a nota foi criada a partir de um template

Se você for assinante do software, você pode criar seus próprios templates no botão 

Ajude e Apoie o Canal!

Cadastre-se agora mesmo ou assine o Evernote!!

Padrão de Regras para atribuição de um chamado criado através de um coletor de correios no GLPi

Chamados não estão sendo abertos quando enviados por e-mail.

As vezes acabamos mexendo nas regras de atribuição de chamados por e-mail e não lembramos como era o padrão para que os chamados voltassem a ser abertos quando enviados por e-mail.

Segue abaixo o padrão do sistema.

Elas precisam estar nessa ordem.

Caso queira criar novas regras, as insira entre as regras 2 e 3 colocando as regras mais restritivas antes das menos restritivas.

A regra 3 , por boa prática, deve ficar por último pois é a que se aplica caso nenhuma das outras cumpra algum requisito.

Regra 1:
Nome: Auto-Reply X-Auto-Response-Suppress
Operador lógico: e
Descrição: Exclude Auto-Reply emails using X-Auto-Response-Suppress header
Ativo: Sim
Critérios
Cabeçalho X-Auto-Response-Suppress do e-mail
verificado pela expressão regular
/\S+/
Ações
Rejeitar e-mail (sem e-mail de reposta)
Atribuir
Sim

Regra 2:
Nome: Auto-Reply Auto-Submitted
Operador lógico: e
Descrição: Exclude Auto-Reply emails using Auto-Submitted header
Ativo: Sim
Critérios
Cabeçalho Auto-Submitted do e-mail
verificado pela expressão regular
/\S+/
Cabeçalho Auto-Submitted do e-mail
não é
no
Ações
Rejeitar e-mail (sem e-mail de reposta)
Atribuir
Sim

Regra 3:
Nome: Root
Operador lógico: e
Descrição:
Ativo: Sim
Critérios
Cabeçalho Subject do e-mail
verificado pela expressão regular
/.*/
Ações
Entidade
Atribuir
Entidade Raíz

Minha opinião sobre a “Morte em Espiral” da Evernote

     Tudo começou com um editor de um portal americano de “notícias” resolveu criar o mote, o “Evernote está em Morte em Espiral”.Esse artigo iniciou um movimento manada em portais do mundo inteiro, e claro que o brasil não ficou de fora dessa.

     Traduções rasas, desleais ao real conteúdo dos primeiros artigos originais, frases, títulos e opiniões desastrosas e até irresponsáveis de pessoas que tem nas mãos o alcance orgânico gigante que esses portais entregam a esses(as) editores(as).

     Em grupos onde discutimos ferramentas de produtividade, e obviamente muito sobre Evernote, no Telegram, passamos alguns dias debatendo o caso. E é incrível como palavras mal colocadas por editores ávidos por cliques e visibilidade podem minar a reputação de um software estável, com uma base altíssima de usuários, consistente e em constante evolução.

     Relacionar a saída de alguns executivos com uma “crise financeira” e exclamar categoricamente que, por não acreditarem mais no produto, saíram em efeito manada? É de tamanha irresponsabilidade.Acredito em ciclos profissionais em nossas carreiras. E é natural que em algum momento sigamos nossos caminhos longe das empresas em que estamos hoje, seja por oportunidades melhores ou então por caminhos profissionais. Os artigos deixaram um gostinho de “azar da Evernote, estou indo embora..”.

     Concordo também que a alguns dias atrás a empresa criou um famigerado anúncio para apresentar sua nova logomarca e projeto de imagem. Seus clientes tem aguardado incessantemente por funcionalidades, não por melhorias estéticas em algo que não traz aquele retorno instantâneo. Embora eu tenha gostado muito da comunicação passada internamente a todos nós Consultores Certificados e comunidade. Mostraram um amadurecimento e crescimento interno bastante consistente e que traz certa energia de que o foco e a sinergia no desenvolvimento do produto será ainda maior nos próximos anos.

     O maior problema foi o timing entre o famigerado e frustrante anúncio e o artigo polêmico e irresponsável de portais ávidos por visibilidade.

     Títulos polêmicos, sensacionalistas (Evernote muda seus termos e permite que funcionários leiam suas notas, Fim do Evernote) e rasos de conteúdo não trazem nenhum benefício para usuários de produtos e muito menos para os fabricantes. Apenas visualizações e especulações.

     Por ser uma empresa privada, não temos acesso a relatórios e números financeiros da Evernote. Mas sabemos, através de notícias e entrevistas do CEO, que a empresa tem apresentado resultados positivos e, sinceramente, não acredito em um sumiço repentino do produto. Antes deser descontinuado, pode ser comprado por outra empresa maior, virar IPO para injeção de capital, mudar estratégias de preços, mas “Morte em Espiral”….

     O valor entregue aos usuários que realmente utilizam o sistema é tão grande que me sinto tranquilo em dizer que as pessoas AMAM o Evernote. 
A empresa não parou nos últimos anos, como eu já falei aqui, e já está preparando algumas novas funções focadas no que realmente importa. Foco e produtividade.

Eu acredito, confio, estou com a Evernote e não abro mão!

Evernote – Re branding, mudanças e atualizações

Em grupos de discussão e debates com clientes vejo pessoas comentando que o Evernote “parece ter parado no tempo” Discordo. E discordo muuito!!

Se você é um dos que acredita nisso, talvez apenas não lembre ou não esteja utilizando os serviços oferecidos.

O Evernote não parou em nenhum segundo de 2017-2018.

Mudou MUITO. Em uma pequena timeline posso citar algumas mudanças visíveis

  • Integrações com Slack, Microsoft Teams,
  • Lançamento do Evernote Spaces for Business
  • Melhorias operacionais, desempenho e visuais consideráveis no Windows
  • Melhorias super esperadas nas tabelas
  • Mudanças estruturais e consideráveis no aplicativo para Android (Visuais e de funções)
  • O Web Client recebeu melhorias constantes por meses a fio
  • O Evernote Business recebeu uma atenção super especial nos últimos meses. E teve alterações bem legais (outras nem tanto)

Fora MAC e iOS que não utilizo.

Quem acompanha o CEO (twitter.com/croneill) percebe que DE FATO, muita coisa precisava ser reestruturada para poder melhorar o serviço em escala sem perder qualidade.

Sem falar que a empresa precisa se manter de pé. Precisaram mudar estratégias para monetizar o produto, afinal nem relógio trabalha de graça.

E esse rebranding pode não parecer muita coisa para os usuários mais sedentos por novidades, novidades, novidades.
Para mim o “barulho todo” e as palavras do O’Neill neste momento de lançamento de um “novo logotipo” mostram que conseguiram alcançar um ponto de maturidade, o qual estavam almejando para poder alçar vôos mais audaciosos. 
(https://evernote.com/blog/ceo-notebook-evernote-brand)

Percebo um produto maduro e buscando uma estabilidade funcional, upgrade de qualidade e uma equipe alinhada.

E vocês acompanham os blogs e redes sociais do Evernote?

Eles produzem muito conteúdo de qualidade pra melhorar workflows, apresentar novas formas de trabalhar, novos cases de clientes..

Post no Medium

Crie já sua conta no Evernote

GLPI — Como e porque usar o plugin behaviors (comportamental)

Você já deve ter se deparado com casos em que utilizas os grupos do GLPI para distinguir os departamentos da empresa mas que os relatórios não alimentam os Grupos com quantidades de chamados e outras métricas.

Ou então queremos que os chamados sejam direcionados para os grupos de atendentes corretos, e visualizados pelos atendentes apenas quando o chamado estiver atribuído ao seu grupo.

Para isso precisamos adicionar os grupos dos requerentes ou até dos atendentes.

Para não termos de criar regras distintas para cada usuário e grupo, ou então ter que colocar na mão, existe um plugin chamado behaviors (ou comportamental em português)

Te inscreve lá no canal do Youtube! =D

5 motivos pelos quais eu prefiro o Fusioninventory em detrimento do OCS

Muito se discute nos canais de GLPI sobre qual ferramenta de inventário utilizar e porque.

Eu tenho minha preferência pessoal por experiência e gosto.

Portanto deixo aqui rapidamente quais os principais motivos que me fazem preferir e indicar o Fusioninventory em detrimento do OCS.

ESSA É MINHA OPINIÃO! NÃO QUER DIZER QUE O FUSIONINVENTORY É MELHOR DO QUE O OCS. APENAS É DE MINHA PREFERÊNCIA.

Prefiro o Fusioninventory por:

  1. Ser o serviço padrão para o GLPI
  • O GLPI possui uma integração com o Fusioninventory a anos, sendo que se você navegares pelos menus Configurar > Geral > Ativos, encontrarás em qualquer instalação zerada do GLPI a opção que integra as categorias de software diretamente pelo Fusion
  1. Não precisa de outra aplicação, outro banco de dados, outra administração de sistema
  • Diferente do OCS, o Fusion inventory não possui uma nova aplicação que exija administração de usuários, configuração, backup, bancos de dados….
  1. Ser apenas um plugin para o GLPI
  • Apenas explicando o item 2. Ele não é uma aplicação separada. É um plugin que é instalado como todos os outros.
  1. Menor complexidade de implementação
  • Instala o plugin, instala o agente e seja feliz.
  1. Ainda não ter me deixado sem nada que o OCS tenha e o fusioninventory não.

Evernote — Dica de como usar a pesquisa avançada com os lembretes

Que a pesquisa do Evernote é poderosíssima, todo mundo já sabe. Se não sabe, fique sabendo. hehehe

Para exemplificar, gostaria de compartilhar com vocês uma forma bem legal de usar as pesquisas, que podem ser salvas nos atalhos, juntamente com os lembretes.


Exemplo:

Quero saber quais são as Contas que tenho a pagar nos próximos 7 dias:


Os seguintes operadores de pesquisas são especificamente para os Lembretes:

reminderOrder:[*] — Serve apenas para listar as notas que foram marcadas com lembrete. Não é lá muito útil pois ele mostra todas as notas. Completadas ou não e que estão com um lembrete marcado.

Exemplo:

  • reminderOrder:*
  • Mostra todas as notas com um lembrete configurado



reminderTime:[data] — Mostra notas com uma data de lembrete configurado que seja igual ou posterior ao argumento dado. O sinal de menos ( — ) pode flexibilizar essa pesquisa para lembretes entre datas. Exemplo:

  • reminderTime:day
  • Mostra todas as notas com um lembrete configurado para hoje ou depois de hoje
  • reminderTime:day -reminderTime:day+7
  • Mostra todas as notas com um lembrete configurado para hoje e os próximos 7 dias



reminderDoneTime:[data] — Mostra notas com lembretes Concluídos com data igual ou posterior ao argumento dado.

Exemplo:

  • reminderDoneTime:day
  • Mostra todas as notas com um lembrete Concluído hoje
  • reminderDoneTime:day-7
  • Mostra todas as notas com um lembrete Concluído nos últimos 7 dias



Voltando ao exemplo prático dado lá em cima:

Quero saber quais são as Contas que tenho a pagar nos próximos 7 dias

Como eu uso Etiquetas para as contas a pagar, usaria a seguinte pesquisa

tag:"Contas a pagar", reminderTime:day, -reminderTime:day+7


Explicando a pesquisa

tag:”Contas a pagar” = Notas com a etiqueta Contas a Pagar

reminderTime:day = Lembretes configurados para Hoje

-reminderTime:day+7 = Excluir os lembretes configurados para mais de 7 dias de hoje

Aí é só salvar a Pesquisa e colocar ela nos Atalhos!! =D

Quer fazer upgrade ou criar tua conta no Evernote e parar de esquecer de tudo???