A Evernote também vai para a nuvem


Fonte: Evernote Brasil

 O que? Mas o Evernote não é na nuvem?

 Sim, mas é a sua nuvem. Agora o Evernote vai tirar seus serviços e servidores dos seus Data Centers buscando escalabilidade, agilidade e maior eficiência.

 Com isso, pretendem melhorar o que já era bom em questões de segurança e também de funcionalidades como no artigo em seu blog oficial.

 Após 8 anos de existência e mais de 200 milhões de usuários ativos, a equipe do Evernote avaliou que era o momento de partir para a nuvem. As atualizações, implementações e melhorias estavam demorando tempo demais para o volume de usuários que hoje utilizam a plataforma.

“Até agora, a Evernote era proprietária, configurava, e mantinha seus próprios servidores e redes. Esta abordagem nos deu a capacidade de construir o serviço da maneira que queríamos construi-lo. Mas isso também é limitador — caro para manter, lento para atualizar, e difícil de escalar. E, apesar de a infraestrutura atual ser perfeitamente adequada para suportar a Evernote da forma que está hoje, falta a velocidade e a flexibilidade que precisamos para amanhã.”

Na prática, nada muda para o usuário final. Nada em termos perceptíveis. Mas em um futuro breve muita coisa pode acontecer como o mesmo artigo cita que a criptografia-at-rest deve ser implementada em breve. Algo que muitos usuários já pediam a um bom tempo.

 Vale citar que a Evernote deixou claro que suas Três Leis de Proteção de Dados permanecem de pé:

  • Seus dados pertencem a você
  • Seus dados estão protegidos
  • Seus dados são portáteis

Interessante é que a nuvem escolhida para hospedar toda essa estrutura maravilhosa é a Google Cloud Patform


Com a migração dos dados iniciando em Outubro e com previsão para término até o fim do ano de 2016, a Evernote ainda terá acesso a algumas das tecnologias do Google como tradução, gerenciamento de fotos e pesquisa por voz para dar ainda mais poder ao já poderosíssimo Evernote.

Conhecendo essas duas gigantes dá para se dizer que é uma parceria com futuro!!!